terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Quem destrói o SNS ?

O Presidente do Conselho de Administração do S. João. considerado este ano o melhor hospital aponta o dedo! Veja aqui as imagens.
António Ferreira apresentou os seguintes números: "Nós, serviço nacional de saúde, fizemos em Portugal, em 2010, 196 675 cirurgias, em todas as especialidades. Temos em Portugal cirurgiões especialistas, não estou a falar dos internos de especialidade, que também trabalham nos hospitais, 3854. Se considerarmos um ano de 46 semanas isto dá um indicador que é que cada cirurgião especialista, das várias especialidades, faz em média uma cirurgia por semana, convencional".
"E isto é pouco?", questionou Judite de Sousa. E o administrador respondeu: "Claro que é pouco, é muito, muito pouco. Mas isso são números globais". "E em vez de uma deviam ser quantas?", prossegue a jornalista. "Como digo, depende das especialidades", respondeu o responsável, dando o exemplo do seu próprio hospital. "O cirurgião que faz maior número de cirurgias no Hospital fez 543, fez 12 por semana. O cirurgião com menor número de cirurgias no Hospital de São João, que fez cirurgias, fez duas num ano. E não estou a contar com cerca de 30 que nunca foram ao BO. "
Sistemas fechados, com um só prestador, sem concorrência não são transparentes. O que aqui está escrito é conhecido há dezenas de anos, sem nunca ninguém ter tido a coragem de denunciar e pôr fim à vergonha. Com a entrada de gestores de outras actividades e com a concorrência dos privados estes desperdícios que matam o SNS começam a ser do conhecimento público e a serem pressionados para a mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário